terça-feira, 29 de junho de 2010

O LIVRO DE LILI

.
APÓS PUBLICAR NO SITE DO RECANTO UMA CRÔNICA SOBRE "O LIVRO DE LILI" ENCONTREI VÁRIAS PESSOAS ALFABETIZADAS COM ESTE MÉTODO.

FIQUEI FELIZ EM RESGATAR O LIVRO QUE FUI ALFABETIZADA. ANTES DE RELATAR O MÉTODO QUE APRENDI A LER E ESCREVER VOU REPASSAR A FICHA GRÁFICA DO REFERIDO LIVRO E O ÍNDICE DE ACORDO COM MINHA VAGA LEMBRANÇA.

AUTOR: FONSECA, Anita

TÍTULO: O Livro de Lili: cartilha

EDIÇÃO: 83. ed.

LOCAL: São Paulo

EDITORA: Editora do Brasil

ANO PUBLICAÇÃO: 1961

PÁGINAS: 144 p.

EXEMPLARES: 2

LOCALIZAÇÃO BSE: EDU CART F677l 83.ed

TRANSCRIÇÃO DA FOLHA DE ROSTO: COLEÇÃO DIDÁTICA DO BRASIL / Série “Primária” Vol. 15 / ANITA FONSECA / O LIVRO DE LILI / (CARTILHA) / 83.ª Edição / EDITÔRA DO BRASIL S /A / SÃO PAULO – Rua Conselheiro Nébias N.º 887 / Belém – Fortaleza – Recife – Salvador – Rio – B. Horizonte – Curitiba – P. Alegre / 1961

ALGUMAS LIÇÕES CONTIDAS NO LIVRO DE LILI: (SEM SEGUIR A ORDEM DO ÍNDICE)
1. EU ME CHAMO LILI
2. O PIANO DE LILI
3. OLHEM A COZINHEIRA
4.TÉTEIA - A PATINHA DA LILI
5. O RETRATO
6.SUZETE É A CACHORRINHA
7. JOÃOZINHO E TOTÓ
8. AS BONECAS DE LILI
.
NA INTERNET ENCONTREI ALGUMAS LIÇÕES DO LIVRO DE LILI EMBORA INCOMPLETAS: A PRIMEIRA LIÇÃO - Lili! Olhe para mim, eu me chamo Lili, eu comi muito doce, vocês gostam de doce. Vocês gostam de doce de abacaxi?
.
SEGUNDA LIÇÃO - Lili em seu piano. Lili toca piano Lili toca assim dó, ré, mi, fá... Suzete é a cachorrinha. Suzete ouve Lili tocar. “Toca Lili, toca dó ré mi, fá.
.
TERCEIRA LIÇÃO- Olhem a cozinheira! A cozinheira é a Lili. Lili gosta de doce. Ela faz doce de abacaxi. - Joãozinho você quer doce? Você gosta de doce de abacaxi?
.
OUTRA LIÇÃO - Eu me chamo joãzinho.Este automóvel é meu. Meu automóvel faz assim: fon-fon! Totó passeia comigo. Totó É o meu cahorrinho Você quer passear no meu automóvel, Lili?
.
E MAIS - Tinha lição das meias de lili,tão bonitas, esta furada! As bonecas de Lili: Lalá, Bebê, Clarinha. Lili dizia dorme assim nã nâ nã. Eu também vou dormir. Os amiguinhos de Lili eram o canarinho Lu ,a gatinha Pintada o gatinho Ron-ron. A cahorrinha Suzete a patinha Tetéia ( onde Lili vai a patatinha Téteia vai atras) . Joaõzinho também tinha seus amiguinhos: Totó, o cahorrinho ,O papagaio Dudu, a vaquinha Rosada,o burrinho Mimoso, o galinho cocoricó o pintinho xexéu.
.
LILI É UMA PESSOA PRENDADA: SABE COZINHAR, COZER A MEIA RASGADA, TOCA PIANO, CUIDA DE TETÉIA, SUZETE E SUAS BONEQUINHAS E É AMIGA DE JOÃOZINHO. SEGUNDO SILVA E TEIXEIRA AUTORES DO ARTIGO "ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E QUESTÕES DE GÊNERO", O CONTEÚDO GRÁFICO DAS CARTILHAS (LIVRO DE LILI) REFORÇA UMA "FAMÍLIA IDEAL", COM PADRÃO DE VIDA TAMBÉM IDEALIZADO NÃO ACESSÍVEL A TODOS NAQUELA ÉPOCA


CONFORME PESQUISA FEITA NA INTERNET A CARTILHA, LIVRO DE LILI, ATRAVESSA TODO O PERÍODO DO ESTADO NOVO (REGIME POLÍTICO CENTRALIZADO E AUTORITÁRIO FUNDADO POR GETÚLIO VARGAS (1937-1945). NO INÍCIO DESTE PERÍODO FOI UTILIZADO COMO TESTE SENDO SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 1940 E AS SEGUITES EM 1958, 1961 E 1964.

SEUS CONTOS E HISTORIETAS RETRATAM UMA IDEOLOGIA PATRIARCAL ENFATIZANDO O PAPEL DA MULHER COMO DOMÉSTICA, MÃE, QUANDO MOSTRA A LILI COMO COZINHEIRA E ZELOSA COM SUAS BONEQUINHAS, COM A PATINHA TETÉIA , COM A CACHORRINHA SUZETE E SEU AMIGO JOÃOZINHO.
NESTE LIVRO/CARTILHA, QUE TEM LIÇÕES REPETIDAS E ILUSTRADAS NOTA-SE A CONSTRUÇÃO DE "ESTILOS DE SER" E "ESTAR NA SOCIEDADE", AMBOS OS SEXOS SÃO OBJETIVADOS PELO DESEJO DE INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA.
.
A ALABETIZAÇÃO PELO MÉTODO GLOBAL - LIVRO DE LILI - SEM O ENSINO DO ALFABETO ANTERIORMENTE FOI CRITICADO EM VIRTUDE DE NECESSITAR MAIS QUE OS OUTROS MÉTODOS DO AUXÍLIO DA FAMÍLIA PRINCIPALMENTE NA MEMORIZAÇÃO DOS TEXTOS. OS ALUNOS DAS CLASSES POPULARES ERAM OS MAIS PREJUDICADOS COM ESTE MÉTODO.
.
ESTOU TENTANDO ADQUIRIR "O LIVRO DE LILI", NOVO, VELHO OU VELHISSIMO, PORQUE UM DOS ENCANTOS DA MINHA VIDA FOI APRENDER A LER, COISA QUE MUITO APRECIO E TENHO COMO HÁBITO. AJUDEM-ME A ENCONTRÁ-LO.

56 comentários:

  1. Oba!... Gostei muito de ver a capa do "Livro Lili", o conteúdo, e de saber que outras pessoas têm o mesmo e saudoso prazer.
    O "Livro de Lili" a abriu minha janela para o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Eme,eu tenho esse Livro de Lili ,caso queira adquirir entre em contato por email viviane.0210@hotmail.com.Grata Viviane

      Excluir
    2. Eu também aprendi a ler neste livro, com uma professora chamada Lourdinha Paraguassu, em Aimorés. Eu tenho esta senhora em muita alta estima!

      Excluir
    3. Eu quero compra olivro

      Excluir
  2. Que saudades! Fui alfabetizada com o "Livro de Lili"! Foi a minha primeira "paixão" acadêmica!
    Como gostaria revê-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marly,eu tenho esse Livro de Lili ,caso queira adquirir entre em contato por email viviane.0210@hotmail.com.Grta Viviane

      Excluir
    2. Foi alfabetizada com o livro Lili! Qual editrtora posso comprar.

      Excluir
  3. Fiquei emocionada em rever o O Livro de Lili. Também fui alfabetizada com esse livro. Recordo-me de como era interessante montar o livro ao longo do ano. Instigava a nossa curiosidade naquela época. Também gostaria de tê-lo novamente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jane,eu tenho esse Livro de Lili ,caso queira adquirir entre em contato por email viviane.0210@hotmail.com.Grta Viviane

      Excluir
    2. Oi Viviane,
      Meu nome é Eline e eu gostaria muito de adquirir esse livro para presentear a minha neta. Por quanto o está vendendo?

      Excluir
  4. Foi o livrinho que mais adorava...
    achava interessante as historinhas da Lili. Mas infelizmente demorei aprender a ler...na época não sei se foi devido a professora não dedicar muito a mim, ou porque era bem difícil mesmo aprender a ler. Não era como hoje, que rapidinho a criança aprende ler e escrever, sem nem precisar segurar na mão. No meu tempo, alem de aprender escrever, que a professora tinha que pegar na mão de cada criança, a leitura era "tomada" pela diretora, e ai de quem errasse algo,( rs...) era meio complicado. Tinha que haver muita assistência da professora e da família.
    Mas amei rever o livrinho da Lili aqui...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Este livro fez parte do meu imaginário infantil....Também fui alfabetizado atraves dele.Foi muito bom rever a capa e gostaria de ter guardado o meu,encapado com papel de seda verde escuro.Toni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com seu comentário. É bom saber que outros foram alfabetizados através do Livro de Lili assim como eu e que ainda hj lembram dele com saudades

      Excluir
    2. Boa tarde Toni tenho esse livro de Lili ,caso queira adquirir entre em contato pelo email viviane.0210@hotmail.com

      Excluir
    3. Aprendí a ler e escrever com o livro da Lili. No dia da inauguração dos cartazes da Lili me vertiram de Lili para a festa. Eu era tímida fiquei com muita vergonha. Hoje me sinto saudos e emocionada me lembrando da Lili.

      Excluir
  6. VOCÊ TEM ESTE LIVRO GOSTARIA DE COPIÁ-LO POIS MINHA MONOGRAFIA FALA DE CARTILHAS
    MEU EMAIL É EVANIZEFLORES@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  7. Evanize, infelizmente não tenho ais o Livro de Lili, tentei até adquiri-lo mas sem êxito. Sucesso no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Este livro abriu as portas para meu pai, e fez parte da minha infancia.Adorei rever as lições espero passar para meus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENHO O LIVRO DE LILI PARA VENDER,CASO INTERESSE ENTRE EM CONTATO POR EMAIL viviane.0210@hotmail.com.

      Excluir
  9. correacarlos53@hotmail.com2 de novembro de 2013 às 02:59

    Encontrar esta página foi como achar um tesouro. Temos uma comunidade no facebook da turma do primário que formou em 1959. Estas "lições" da LILI são as mais comentadas e lembradas por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi a ler muito rápido, aos seis anos, com o Livro de Lili. Saudades!

      Excluir
    2. Aprendi a ler muito rápido, aos seis anos, com o Livro de Lili. Saudades!

      Excluir
  10. Carlos, fiquei feliz em encontrar mais uma pessoa alfabetizada por esse método. Para mim foi muito produtivo. Gostei de seu comentário no meu blog. Tenha um bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde a todos!!Maravilhoso seu blog Maria Dilma!!A respeito do Livro de Lili eu tenho cópias dele para vender e gostaria de usar seu blog para divulgar aos seus leitores.Caso alguém se interesse entre em contato comigo pelo email viviane.0210@hotmail.com.Obrigada Viviane Sousa.

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal,tenho o Livro de Lili de Anita Fonseca e a coleção completa As Mais Belas Historias de Lucia Cassanta:pré-livro,livro intermediário,primeiro,segundo,terceiro e quarto livro.Os livros são com capa colorida,as demais paginas em preto e branco e encadernado.Se alguém interessa entre em contato comigo por email viviane.0210@hotmail.com.
    Viviane Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane, tenho interesse no livro da Lili. Minha esposa foi alfabetizada e quer usar o mesmo, ensinando uma criança de 10 anos, moradora em zona rural e que ainda não aprendeu a ler. A pandemia veio agravar a situação.Qual o preço do livro?

      Excluir
  13. há muio procuro O LIVRO DE LILI Só a capa me emocionou.
    li alguns comentarios de saudosistas deste maravilhoso livro.
    Não enconto em sebos , em bibliotcas de escolas .
    Como e porque deixamos este livro sumir assim ?
    Por favoe eu preciso de vreste livro antes de morrer. quem envontrar m fala como conseguir . Té xerox me elva a alma .
    quantas saudades contidas no LIVRO DE LILI D ANITA FONSECA>

    ResponderExcluir
  14. Nossa fiquei muito emocionada também quando vi a capa da Lili gostaria de adquirir a cartilha

    ResponderExcluir
  15. Nossa fiquei muito emocionada também quando vi a capa da Lili gostaria de adquirir a cartilha

    ResponderExcluir
  16. Comentando com minha filha sobre essa Cartilha,ela pesquisou e achou na internet pessoas que aprenderam nela.Fiquei emocionado pois eu aprendi nela em 1962.Como é bom relembrar a infância.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Que saudade daquele tempo...
    Este foi o meu primeiro livro onde aprendi a ler as primeiras palavras.

    ResponderExcluir
  19. Eu gostaria de ao menos poder fazer uma cópia!! Se alguém tiver e puder me ajudar nesse sentido agradeço desde ja! Silvana

    ResponderExcluir
  20. O LIVRO DA LILI foi uma grande paixão literária da minha infância. Gostaria de tê-lo em cópia. Se alguém tiver favor me ajudar. tenho lalau, Lili e o Lobo, O Bonequinho Doce e a Bonequinha Preta. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Tenho curiosidade sobre o Livro de Lili; porém, refiro ao primeiro livro que conheci no ano de 1946, Grupo Escolar Professor Morais, em Belo Horizonte. A gente recortava as tirinhas com palavras para compor as frases.

    ResponderExcluir
  22. Conheci o livro de Lili atraves de uma senhora q dou aula de ginástica. Depois percebi q as outras na faixa etaria de 75 acima tbém conheciam e recitavam umas p as outras. Eu e minha filha Larissa de 8 anos ficamos encantadas.
    Gostaria de ter a cartilha e conhecer todas as liçoes

    ResponderExcluir
  23. COMO E EMOCIONANTE ESTE RETORNO AO PASSADO REMOTO DE MINHA MENINICE.MINHA PRIMEIRA PROFESSORA IRMA LUIZA LAMOUNIER,NA CIDADE DE LUZ/MG VICENTINAS.ELA COLOCAVA O TEXTO E A FIGURA NO QUADRO E ACOMPANHAVAMOS NA CARTILHA.POXA VIDA, QUANTA SAUDADE, QUANTA TERNURA NAQUELAS AULAS.ONDE ESTARAO AQUELES QUE ME TIRARAM DAS TREVAS DA IGNORANCIA, DO ANALFABETISMO E COLOCARAM LUZ NO MEU CAMINHO E NA MINHA VIDA.ACHO QUE NAO OS VEREI MAIS E SE ASSIM FOR, DEUS OS PROTEJAM ONDE QUER QUE ESTEJAM E OS FACAM FELIZ.

    ResponderExcluir
  24. Minha mãe Ottília lembrou com nitidez o texto da primeira lição do Livro de Lili. Hoje, aos 87 anos! Rimos muito juntas pq até hj ela adora um doce. Viviane Souza, você ainda tem esse livro para vender? Estou sem acesso a minha senha do e-mail no momento. Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Maria Lucia Araújo Leal1 de janeiro de 2020 às 11:04

    Emocionada ao encontrar por aqui O livro da Lili. Com este metódico aprendi rapidinho a ler,e com muito gosto. Foi em 1953 em Volta Grande ,MG, no Grupo Escolar Capitão Godoy,pela linda e amada professora D.Yeda de Araújo Porto. Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu estudei com os cartazes com as lições da personagem Lili. Muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu estudei em Muzambinho, MG, minha primeira professora foi Dona Leonidia, que fazia uso da Cartilha da Lili. Aliás,eu e mais dois irmãos fomos alfabetizados através dessa cartilha. Eu e minha irmã nos emocionamos relembrando as lições, os acontecimentos relacionados. Gostaria de obter um exemplar dessa cartilha que faz parte da nossa vida.

    ResponderExcluir
  28. Fui Alfabetizada com a excelente cartilha da Lili, ainda fiquei muito zangada, porque a professora fez festa para a chegada da Lili e a Lili só mandou o retrato.kkkk Não sei quando a cartilha foi escrita por Anita Fonseca.

    ResponderExcluir
  29. Quanta saudade da mais doce fase da minha vida! Atualmente com 65 anos de idade, ainda lembro de vários textos, pois ao chegar em casa, após a aula,os "declamava" para meus pais...💕

    ResponderExcluir
  30. Fiquei emocionadissima revendo o livro que fui alfabetizada.A Sra.Viviane declara diversas vezes que tem o livro, porém a mesma não respondeu ao meu e-mail.Gostaria de adquirir o livro!Por favor, alguém teria o contato dela?

    ResponderExcluir
  31. Fiquei emocionadissima revendo o livro que fui alfabetizada.A Sra.Viviane declara diversas vezes que tem o livro, porém a mesma não respondeu ao meu e-mail.Gostaria de adquirir o livro!Por favor, alguém teria o contato dela?

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de adquirir um exemplar, pra matar a saudade do livro onde aprendi a ler.

    ResponderExcluir
  33. Aprendi a ler com este Livro de Lili.Gostaria adquiri-lo.Onde comprar?

    ResponderExcluir
  34. Aprendi a ler com esse livro Gostaria de comprá-lo.Onde adquirir?

    ResponderExcluir
  35. Eu pisei pela primeira em uma sala de aulas, em março de 1959. O meu primeiro livro foi o Livro de Lili. Estranhei o fato de você informar que ele foi lançado em 1961.

    ResponderExcluir
  36. Me chamo Rafael. Queria dar de presente para a minha mãe! Por favor quem tiver e puder me vender, quero fazer essa surpresa para ela. Veio de minas, super delicada e carinhosa, chorou quando eu simplesmente fiz essa pesquisa encontrando essa página. Meu whatsapp 19 991630197, sou de Campinas

    ResponderExcluir
  37. Muito emocionada em ler novamente aqui e encontrar "colegas de cartilha". Estudei no Colégio Stella Matutina e, em 1968, 1ª série com Dona Elza quando foi adotada a cartilha. Nunca esqueci essas lições decoradas e com ênfase nas exclamações, interrogações e reticências.... como numa peça de teatro!

    ResponderExcluir
  38. Minha Tia Laiz, de 86 anos contou com tanto detalhes e tanta alegria que foi alfabetizada por meio da cartilha Livro de Lili, que fiquei curiosa com a história. Pesquisei e cheguei a essa página. Li para ela a publicação e os comentários da página. Ela se emocionou ainda mais! Quem souber onde encontrar alguma edição para venda, gentileza comentar por aqui.

    ResponderExcluir
  39. Foi como simplesmente dar um clic num botão ... Tudo veio à tona . As lições, as ilustrações. O livro de Lili , com ele fui alfabetizada . No dia do lançamento foi feito um bolo em forma de piano . Como esquecer ?!

    ResponderExcluir
  40. Nossa !!!
    Que alegria quando vi a capa do livro que eu fui alfabetizada.
    Quantos anos que saudades da professora Janete.
    Na época morava em Caeté MG
    A Viviane Souza ainda tem o livro 📕

    ResponderExcluir
  41. Quanta lembrança boa, na época da minha alfabetização... Lembro-me com carinho da minha querida D. Bernadete, que apresentava cada história com um cartaz lindo. O livro de Lili, depois "As mais belas histórias ", me introduziram no mundo letrado. Emocionada!

    ResponderExcluir
  42. Bom dia , alguém sabe de informar como consigo esse livro ? Estudei ele em 69 . Meu sonho apresentar aos meus netos .

    ResponderExcluir