quinta-feira, 26 de julho de 2012

MAGISTÉRIO SUPERIOR - CURIOSIDADES - DIFERENÇA ENTRE PROFESSOR TITULAR, ADJUNTO, ASSISTENTE, AUXILIAR.


Por solicitação dos meus leitores, pesquisei sobre a “Carreira do Professor Universitário” e vou tentar tirar algumas dúvidas.
.
            Antigamente o professor poderia ingressar na Universidade Pública por meio de indicação de padrinhos. Só a partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o concurso público passou a ser a única porta de entrada para lecionar em Instituição de Ensino Superior de natureza pública, haja vista que o artigo 37, inciso II, assim determina: .
II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
.
            Assim sendo, o professor federal ingressa na IES mediante habilitação em concurso público de provas e títulos, somente podendo ocorrer no nível remuneratório 1 (um), através de concurso, apresentando diploma de graduação em curso superior.
.
            Em relação à classificação de professores e Plano de Carreira, a minha pesquisa chegou ao seguinte resultado.
.
            PROFESSOR SUBSTITUTO - é aquele que se submete a concurso para ingressar nas Universidades Federais temporariamente.  O artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, prevê a necessidade dessa contratação, quando estabelece em lei “casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”. O contrato, via de regra, é de um ano podendo ser renovado por igual período se houver necessidade. O professor que ocupa esse cargo preenche os requisitos do edital do concurso que o aprovou.
.
            PROFESSOR VISITANTE - deverá ser pessoa de reconhecido renome e somente será contratado para atender a programa especial de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as normas estabelecidas pela Instituição Federal de Ensino - IFE ( Decreto Lei 94 664 de 23 de julho de 1987).  É contrato pelo prazo de dois anos, renovável, no máximo, por mais dois anos, por uma única vez. O salário de Professor Visitante será fixado pela IFE à vista da qualificação e experiência do contratado, observada a correspondência com os valores de salário fixados para as carreiras de Magistério ( Art 8º, inciso 2º )*¹
.
            PROFESSOR TITULAR - é aquele que ingressa na Instituição de Ensino Superior - IES mediante habilitação em concurso público de provas e títulos, na qual somente poderão inscrever-se portadores do título de Doutor ou de Livre-Docente*², Professores Adjuntos, bem como pessoas de notório saber, reconhecido pelo conselho superior competente da IFE.
.
          DO PLANO DE CARREIRA
.
            De acordo com o Decreto Lei nº 94 664 de 23 de julho de 1987, o Presidente da República, José Sarney,  usando de suas atribuições determina :
.
Art. 5º O corpo docente será constituído pelos integrantes das carreiras de Magistério Superior e de Magistério de 1º e 2º Graus, pelos Professores Visitantes e pelos Professores Substitutos.
.
Art. 6º A carreira de Magistério Superior compreende as seguintes classes:
.
I - Professor Titular;
.
II - Professor Adjunto;
.
III - Professor Assistente;
.
IV - Professor Auxiliar.
.
Parágrafo único. Cada classe compreende quatro níveis, designados pelos números de 1 a 4, exceto a de Professor Titular, que possui um só nível.
.
O ingresso na carreira do Magistério Superior dar-se-á mediante habilitação em concurso público de provas e títulos, somente podendo ocorrer no nível 1 de qualquer classe.
.
PROFESSOR AUXILAR -  é o que tem apenas o diploma de graduação e mesmo com alguma especialização ingressa na IES como Auxiliar  1 e de dois em dois será promovido chegando até ao Auxiliar 4.

PROFESSOR ASSISTENTE - é o que tem o grau de Mestre e ingressa na IES no  nível 1, galgando progressão de 2 em 2 anos chegando até o nível 4.

PROFESSOR ADJUNTO - é o que tem o título de Doutor ou  de Livre – Docente e ingressa também no nível 1, podendo ser promovido até o nível 4, seguindo a escala de dois em dois anos.
.
 Decreto Nº 94 664 de 23 de  julho de 1987
.
Livro – Docência é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto, desde 11 de setembro de 1976, apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa. O concurso de livre-docência é aberto por edital e o candidato inscrito deverá, além de submeter-se a uma prova escrita e a uma prova didática, desenvolver também uma tese monográfica ou cumulativa sobre um tema acadêmico e defendê-la perante uma banca examinadora. Dependendo da área, uma prova prática pode também ser exigida no concurso de livre-docência. A livre-docência é regulada pelas Lei nº. 5.802/72 e nº. 6.096/74 e pelo Decreto 76.119/75 e pelo Parecer 826/98 do extinto Conselho Federal de Educação. Anteriormente, a livre-docência era aberta a qualquer professor da instituição, mas desde 11 de setembro de 1976 só podem candidatar-se professores já portadores do título de doutor.Na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), a livre-docência é requisito para a candidatura a professor titular e o livre-docente recebe o título de professor-associado, quando já pertence ao quadro docente da universidade (mas o título pode ser obtido também por doutores externos à universidade). Já nas universidades federais, a livre-docência praticamente desapareceu, dado que o doutor já é professor-adjunto e pode, havendo vaga, prestar concurso para professor titular. Ou seja, a livre-docência perdeu seu sentido nas universidades federais.Uma exceção nestes casos é a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que, a exemplo das suas congêneres paulistas, mantém os concursos de livre-docência.
.
Observação: O interessado deverá se inteirar do Decreto Lei nº 94.664 de 23 de Julho de 1987 para ampliar conhecimento sobre o assunto em pauta.
.
CONSUL – Conselho Universitário que tem como Presidente o Reitor
CEPEX – Conselho de Pesquisa e Extensão – Presidente o  Reitor
Conselho Departamental – Presidente o Diretor
Assembléia Departamental – Presidente o Chefe do Departamento
Colegiado de Curso – Presidente o Coordenador de Curso

.
Outras curiosidades:
Matériaé todo o conjunto de conhecimento. Ex. Psicologia, Contabilidade, Inglês
Disciplinaé uma parte ou divisão da matéria. Ex Psicologia Industrial,  Contabilidade Pública.
Créditocada crédito corresponde a 15 horas/aula
Disciplina de 60 horas/aula4 créditos
Pós – Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado
Pós – Graduação – Lato Sensu – Aperfeiçoamento, especialização, MBA
.
Aceito sugestões e complementação para o texto.



32 comentários:

  1. Este site esta desatualizado. E o professor associado?

    ResponderExcluir
  2. O Professor associado consta no texto. Inclusive está com letra chamativa. Leia o texto todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente falta o professor associado na carreira das federais. Houve uma grande mudança na legislação das federais em 2012. A tabela atualizada pode ser encontrada neste link: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/documentos/tabela_salarial/docententes.pdf

      Excluir
  3. Texto muito elucidativo, sintético e claro. Parabéns e obrigado! - Beck Nader, PhD em Engenharia Mineral, Universidade de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Universidades brasileiras (USP) não dão títulos de PhD, somente as americanas. Aliás PhD = Dr. A diferença é que seguimos a tradição latina (por isso Dr.) e as americanas a tradição saxônica (por isso PhD). No entanto a titulação é a mesma.

      Excluir
    2. kkkk... Essa foi boa!

      Excluir
    3. Gostaria de corrigir o que o Anônimo acima respondeu (o primeiro a responder). Para muitos PhD corresponde a Doutor ou Pós Doutor, mas PhD é, na verdade, uma palavra em inglês que significa "Philosopher Doctor", que não chega a ser realmente um Doutor ou Pós-Doutor. Portanto PhD não é igual nem a Doutor nem a Pós-Doutor

      Excluir
    4. PhD é título de doutor, concedido por universidades de língua inglesa (deriva do latim Doctor Philosophiae). Pós Doutor não tem nada a ver com isso, nem é título.

      Excluir
    5. Bom texto, elucidativo.
      Apenas para descontrair - PhD = Por Hora
      Desempregado.
      Muitas etapas / exigências para se tornar um professor universitário. Para se candidatar a um cargo eletivo o "caminho" está mais "curto". Lamentável.

      Excluir
    6. PhD: Do latim, pos honoris doctor, é feito depois do doutorado e claro que sim, no Brasil há pós-doutorados.

      Excluir
  4. Texto muito esclarecedor, muito obrigada!!!

    Gisely Nunes.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Muito bom o texto! Construtivo!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,não só pelo texto,mas tbm pelo blog! Percebi que tem vários temas importantíssimos,inclusive o abordado no texto acima. Foi o primeiro artigo completo que achei na internet sobre este tema,venho pesquisando a bastante tempo,mas só encontrava informações isoladas! Pretendo seguir essa carreira, e dentro da Universidade não nos é passado essas informações. Obrigada,seu texto foi super útil,e me ajudou de mais!!

    Camila.

    ResponderExcluir
  7. Acabei me esquecendo, vc sabe me falar á respeito de carga horária?

    Camila.

    ResponderExcluir
  8. Ajudou bastante, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, ajudou sobremaneira.

    ResponderExcluir
  10. Feliz em ter contribuido com minha matéria. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Gostei muito.
    texto claro e prático!

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Dilma, estou finalizando minha graduação este ano e tem um edital aberto para professor auxiliar na universidade federal que eu estou estudando. Tentarei o concurso e, se eu passar, assumirei o cargo. Gostaria de saber de você se a diferença de remuneração entre professor auxiliar e professor assistente é grande? Pretendo fazer mestrado também, mas futuramente. Você sabe se, caso eu passar no concurso para professor auxiliar, depois que eu fizer mestrado, sou transferida para a classe de professor assistente, devido ao título de mestrado? E com isso há um aumento no salário? No edital está o salário de professor auxiliar. A medida que vai sendo promovido (Ex: Auxiliar 4), o salário vai aumentando? Sabe quanto recebe hoje um professor auxiliar 4? Agradeço pela atenção!! :)

    ResponderExcluir
  14. TEXTO MUITO EXPLICATIVO, GOSTEI PARABÉNS....

    ResponderExcluir
  15. Olá, excelento texto, claro e preciso. Eu apenas fiquei com uma duvida. Você disse que: PROFESSOR ASSISTENTE - é o que tem o grau de Mestre e ingressa na IES no nível 1, galgando progressão de 2 em 2 anos chegando até o nível 4. Queria saber se conforme vai passando de nível, até o 4, há aumento salarial em cada um desses níveis??? obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bons os esclarecimentos, mas quanto à concursos que denominam "Provimento de Cargos de Docentes, Não Titulares, Integrantes da Carreira do Magistério Público do
    Ensino Superior", o que significa o não titular para vagas oferecidas tanto para adjunto quanto assistente?

    ResponderExcluir
  17. Olá o que significa Docente Não Titular ?

    ResponderExcluir
  18. Excelente artigo ! Muito bem esclarecedor !!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, pontos interessantes...

    ResponderExcluir